Nenhuma operação é a mesma. Portanto, hoje não existe uma única aeronave no mercado que possa fazer tudo. É por isso que a Air Tractor constrói mais modelos de aviões do que qualquer outro fabricante no mercado.

Para escolher o modelo certo para você, há algumas coisas a considerar, como:

  • Qual o tamanho dos campos que você pulveriza principalmente?
  • Quão distante está o seu trabalho de sua base fixa de operações?
  • Quantos galões por hectare são normalmente distribuídos?
  • Qual a experiência do piloto?
  • Elevação do aeroporto e comprimento da pista
  • Quanto você se move pelo país em busca de trabalho?
  • Quanto um avião tem que trabalhar para se pagar?

Antes de começarmos a responder a essas perguntas com mais detalhes, vamos começar com uma rápida visão geral de nossos modelos.

O AT-402B é o avião agrícola de turbina de nível básico da Air Tractor, ideal para proprietários de turbinas iniciantes. Com seu motor de turbina PT6A-15AG 680 cavalos de potência, o 402B oferece a potência e o manuseio que tornam uma alegria para voar e a produtividade que gera lucros. Tempos de curva rápidos, visibilidade superior, velocidades de ferry mais rápidas, motor ultra silencioso, distâncias menores de decolagem carregadas, velocidades de subida e cruzeiro mais rápidas, padrões de pulverização mais amplos, redução de custos de combustível e manutenção – é o avião de transição ideal de um avião de motor alternativo.

O AT-502B de 750 cavalos de potência é o cavalo de batalha da indústria e continua sendo a aeronave Air Tractor mais popular. Operadores com experiência em negócios voam no AT-502B para tornar suas operações mais produtivas e lucrativas. A tremonha de capacidade de 1,893 litro significa que você fará menos viagens e menos aterrissagens e decolagens, o que se traduz em mais hectares pulverizados em menos tempo e maior lucratividade.

O 502XP tornou-se rapidamente um dos nossos modelos mais populares. Com sua estrutura e motor avançados, o Air Tractor 502XP possui um motor PT6A-140AG de 867 cavalos de potência com potência extra para transportar uma carga completa o dia todo, todos os dias em fortes /ou condições de calor. O 502XP ajudará você a terminar mais hectares em menos tempo, com menos esforço.

O AT-504 oferece a maneira ideal de treinar novos pilotos AG em uma aeronave de motor de turbina moderna e confiável. Os assentos lado a lado oferecem vantagens significativas sobre os treinadores de assentos em tandem. Oferecendo toda a produtividade do AT-502B, o AT-504 atende às necessidades da empresa ag, na qual um treinador de dois lugares deve fornecer desempenho e obter lucro.

É fácil ver por que o AT-602 é o favorito dos operadores de agricultura que trabalham em campos maiores. Faixa larga. Tempos de ferry rápidos. Grandes cargas úteis. A tremonha de 2,385 litros e a carga útil de 3,026 kg tornam o AT-602 o próximo passo lógico se você precisar aumentar a produtividade em sua operação. Apesar de seu tamanho, o AT-602 é leve nos controles, com uma disposição espaçoso e funcional e uma série de confortos do piloto.

Por fim, nenhum outro avião agrícola monomotor oferece mais capacidade de trabalho que o AT-802A. Com uma carga útil de 4,195 kg e uma tremonha de capacidade de 3.028 litros, potência, velocidade e carga útil; ele pode fazer o trabalho de vários aviões menores. O AT-802A fornece uma operação de um piloto com produtividade máxima. Você trabalha mais rápido, fica mais tempo no campo e completa mais hectares em uma única carga.

Para decidir qual desses aviões é a combinação ideal para sua operação, você terá que avaliar a natureza de seus trabalhos típicos e o tamanho de sua operação.

É fácil supor que, se você estiver trabalhando em vários campos com cerca de 20 hectares cada, estaria pilotando um AT-402B. É o avião ideal para fazer a transição do motor de pistão para a turbina e é um ótimo avião de entrada para novos pilotos. Para pilotos experientes focados em trabalhos menores, ele fornece manuseio e manutenção ágeis. No entanto, as coisas nem sempre são tão em preto e branco. Algumas operações menores escolhem o AT-502B em vez do AT-402B. Os operadores que têm a oportunidade de enfrentar alguns campos maiores podem receber 378 litros extras, além de permitir flexibilidade para trabalhar campos pequenos e grandes.

Quem precisar de mais energia, olhará para o AT-502B com o mecanismo PT6A-34 (750 HP) e o comparará com o aumento da potência de um 502XP (867 HP) ou do AT-602 (1.050 HP).

Fatores como litros por hectare e a velocidade do avião – que é influenciado pela distância que você precisa percorrer para pulverizar seus campos – entram em cena ao escolher o melhor modelo de aeronave Air Tractor geral para sua operação.

Muitos pilotos experientes gostam da série 502, devido à sua versatilidade para trabalhar em pequenos e grandes trabalhos. Se você gosta de pilotar a série 502 e está em posição de treinar novos pilotos, o AT-504 é uma boa escolha. Ele oferece todas as vantagens da série 502, além da configuração de dois lugares lado a lado, é uma maneira superior de treinar um piloto em comparação com um avião com assento duplo. E o AT-504 tem praticamente a mesma capacidade que o AT-502B, para que possa ganhar enquanto um piloto aprende.

Portanto, faz sentido considerar seu plano de crescimento de negócios, talvez reduzindo o número de aviões pequenos com motores a pistão com um Air Tractor maior ou se você planeja treinar pilotos, considerando qual Air Tractor é melhor para essa tarefa. Como mencionamos anteriormente, a transição de um avião com motor de pistão para um AT-402B é facilmente administrável. Os pilotos de aviões com motores de pistão que se deslocam para a potência significativa dos motores de turbinas devem receber treinamento adequado. Portanto, dependendo de quem você tem na sua lista de pilotos, a experiência pode levar em consideração a sua escolha.

O AT-602 é consideravelmente mais rápido que o AT-502B. Essa é uma consideração importante se você estiver trabalhando a 45 ou 65 quilômetros da sua base. Um AT-602 chegará ao seu destino muito mais rapidamente. Emparelhado com a carga útil maior, isso pode resultar em lucros maiores. Trabalhe os AT-602 400 hectares pela manhã. Você pode economizar três cargas em um avião menor e ainda ter bastante luz do dia para outro trabalho.

Obviamente, se seus clientes consistem principalmente em grandes fazendas, nossos modelos maiores oferecem a produtividade para aumentar seus resultados. Se for uma fazenda de 20.000 hectares, o AT-802 é o caminho a percorrer.

As condições em que você trabalha também têm impacto na sua escolha de avião. Os pilotos ag que pulverizam principalmente campos pequenos, mas também podem lidar com árvores grandes ou outros obstáculos, geralmente optam por operar um AT-402B equipado com o mecanismo PT6A-34AG (750 HP) opcional, para que possam entrar e ligar com mais facilidade fora de campos pequenos.

Enquanto isso, o 502XP decola sem esforço de pistas de pouso curtas em dias de calor. Portanto, um piloto que opera consistentemente em situações de altitude de alta densidade pode querer a margem extra de potência que o PT6A-140AG de 867 cavalos de potência fornece para que ele saia da pista bem antes de ela terminar.

Vamos analisar a eficiência do desempenho em termos de litros por hectare. Se você costuma pulverizar 19 litros por hectare em um campo, convém um AT-502B ou 502XP, ambos com uma tremonha maior de 1,892 litro. No entanto, se você costuma pulverizar 3,5 litros por hectare ou menos, pode ter uma melhor economia operacional com a capacidade de 1.514 litros AT-402B.

A capacidade da tremonha e a velocidade de ferry são mais dois fatores que podem afetar sua escolha de avião. O AT-402B possui uma tremonha de menor capacidade, mas possui uma velocidade média de ferry mais rápida que a do AT-502B maior. Por outro lado, se você pilota um Air Tractor maior com uma tremonha de maior capacidade, ele permite pulverizar mais hectares com menos viagens de volta à base para carregar e reabastecer o avião. Isso economizaria sua operação tempo e dinheiro.

E, claro, a capacidade de combustível de um avião é outro fator a ser considerado nesta equação. Muitos pilotos preferem aviões com tanques de combustível grandes ou extras. Você nem sempre precisa encher os tanques com capacidade máxima, mas tanques maiores podem realmente economizar tempo em viagens para trabalhos distantes quando você pode evitar paradas de reabastecimento ao longo do caminho.

Por fim, há uma questão de acessibilidade. O dinheiro nunca está longe da mente de qualquer operador. Quantos hectares por ano você precisa pulverizar para pagar o empréstimo bancário em um novo avião?

Uma regra geral prática é que a cada ano você deve obter receita bruta igual ao valor do preço de compra do avião. A receita bruta cobre salários de pilotos e tripulantes de terra, instalações de hangares e escritórios, manutenção de aeronaves, seguros e algumas reservas para despesas inesperadas de aeronaves. Nem sempre é possível atingir essa meta de receita bruta. Muitas operadoras complementam sua receita comercial com vendas de produtos de proteção de culturas ou outros serviços a seus clientes.

Esperamos que essas informações o ajudem a encontrar o plano certo para sua operação. E quando estiver pronto, você pode confiar que o Air Tractor tem a aeronave certa para você.