A Trotter Controls, fornecedora da Air Tractor Inc., recebeu, com apoio da Air Tractor, a certificação suplementar de tipo (STC) do FAA para sua nova comporta/sistema de resposta e dispersão para combate a incêndios (FRDS) GEN III para os modelos de combate a incêndio AT-802F e AT-802AF. O sistema leve, totalmente elétrico e de fluxo constante, utiliza o estado da arte da tecnologia e inaugura uma nova geração de comportas de combate a incêndio baseada nos 25 anos de sucesso da Air Tractor neste segmento. A Air Tractor entregou mais de 350 comportas de combate a incêndio, instaladas ao redor do mundo.

A empresa de combate aéreo a incêndios Dauntless Air, baseada no estado norte americano de Minnesota, recentemente recebeu a primeira comporta de combate a incêndios GEN III, instalada em seu AT-802F Fire Boss®, matrícula N8522Q. Ao longo do processo de certificação do STC a empresa disponibilizou seu avião para a Air Tractor utilizar como aeronave de certificação e  testes. 

Estou satisfeito por termos a Dauntless Air, um dos líderes do mercado de combate aéreo a incêndios, como proprietária da primeira comporta GEN III instalada nos EUA. Esta é uma das várias melhorias de componentes disponíveis no nosso ciclo de produção de 2020. Estamos entusiasmados por ver a sua entrada em serviço nos EUA.

– disse Jim Hirsch 

As empresas Fire Boss, LLC, baseada no estado de Minnesota e Aero Tech, Inc., baseada no estado de New Mexico, também instalaram comportas FRDS GEN III em preparação para a temporada de incêndios de 2020; 

A comporta FRDS GEN III é a única comporta de incêndio computadorizada, de fluxo constante, com STC e peças de reposição aprovadas pelo FAA. A comporta FRDS GEN III vai ser incorporada ao Certificado de Tipo do AT-802F ao longo deste ano. 

Jim Hirsch reporta que os AT-802F novos já estão sendo entregues pela fábrica com o sistema FRDS Gen III instalado como item standard

Em 7 de abril, o concelho interagências para aviões de combate a incêndios do Serviço Florestal Norte Americano (IAB) emitiu uma autorização provisória permitindo que operadores de Air Tractor AT-802F e Fire Boss utilizem a FRDS Gen III em seus aviões durante a próxima temporada de incêndios e até o final de setembro de 2021. A IAB está trabalhando com a Trotter e com a Air Tractor para concluir a aprovação permanente. 

A comporta de incêndios Gen III pode ser instalada em aviões AT-802F equipados com comportas Gen I e Gen II; 

Carenagens, portas de ventilação, suportes, alavanca de alijamento “E-dump” e outros itens dos sistemas mais antigos podem ser reutilizados. A intercambialidade de partes é mais um exemplo da longa duração do suporte ao cliente que a Air Tractor presta a seus clientes dos sistemas de comporta de combate a incêndios.”

– disse Jim Hirsch 

Quatro aviões de combate a incêndio AT-802F equipados com a nova comporta de incêndios FRDS Gen III da Air Tractor trabalharam nos recentes incêndios florestais na Austrália. Em conjunto acumularam mais de 500 horas de voo em serviço. Pilotos das empresas Fred Fahey Aerial Services, Kennedy Aviation e Field Air reportaram estar muito satisfeitos com o desempenho da nova comporta FRDS Gen III. A unidade de controle da comporta está integrada ao sistema de telemetria e aquisição de dados DataVault. Ela envia, praticamente em tempo real, localização e dados operacionais para os gerentes de operações de emergência através da constelação de satélites Iridium. O DataVault atende ou excede todos os requisitos tipo “proof of delivery” estabelecidos pela Centro nacional de Combate Aéreo a Incêndios da Austrália (NAFC) e pelo Serviço Florestal dos EUA. 

Segundo a Trotter Controls, parceiro líder de engenharia para o desenvolvimento da comporta FRDS Gen III, os operadores de combate aéreo a incêndios e agências governamentais de combate a incêndios reportam que a operação precisa com fluxo constante, a vazão muito alta e o peso leve do sistema criam uma vantagem significativa sobre os sistemas mais antigos.  

A ampla modernização do sistema FRDS inclui mais de 122 Kg de redução de peso, operação totalmente elétrica, fluxo 25% maior do que o da comporta Gen II, controle integrado de injeção de espuma, rastreio de AFF & telemetria de ATU integradas (como opcional) e operação muito mais simples do que os sistemas anteriores. 

A equipe de engenharia da Trotter Controls, Inc. desenvolveu uma comporta no estado da arte da tecnologia utilizando modelagem em 3D e várias iterações de cálculo estrutural para refinar o projeto e reduzir o peso. A redução de peso foi atingida com o uso de materiais e técnicas de construção aeroespaciais e pela eliminação de cerca de 30% das peças utilizadas no projeto da comporta FRDS Gen II. 

O time de software e controles da Trotter Controls projetou um sistema que atende a especificações de performance da IAB para um Avião de Combate a Incêndios Monomotor (SEAT) bem como para um Avião de Combate a Incêndios de Grande Porte (VLAT). O novo controle e o comprovado sistema DataVault constituem uma plataforma de controle simples e eficiente para a conjunto, totalmente elétrico, de motor e caixa de redução utilizado para posicionar as portas da comporta de incêndio durante as operações de ataque. Além disso, comparado com as comportas com sistema hidráulico, o sistema totalmente elétrico facilita a pesquisa de panes e reduz a manutenção. 

A nova e modular interface para o piloto é instalada na mesma posição em que ficava instalada a antiga interface do FRDS Gen II e utiliza o mesmo espaço. A nova interface tem a flexibilidade de permitir que os interruptores sejam instalados onde o operador preferir.  A tela da interface do piloto é colorida, com tecnologia OLED, coberta por vidro anti-reflexo, tem botões retro iluminados e é instalada em um orifício de 3” de diâmetro, padrão para instrumentos. A tela fornece excelente contraste e nitidez em todas as condições de iluminação, 

O controlador da comporta de incêndio baseado no sistema DataVault pode ser adquirido com ou sem os sistemas de rastreio Automated Flight Following (AFF) e de telemetria/reporte Additional Telemetry Unit (ATU). Os sistemas AFF e ATU atendem ou excedem os requisitos estabelecidos pela Centro nacional de Combate Aéreo A incêndios da Austrália (NAFC) e pelo Serviço Florestal dos EUA. 

A Air Tractor produz uma linha completa de aeronaves robustas e versáteis utilizadas para combate aéreo a incêndios, aplicação agrícola, transporte de combustível, controle de derramamentos de petróleo e erradicação de plantações de narcóticos. 

As aeronaves da Air Tractor são suportadas por uma rede global de distribuidores.