Uma Entrevista com Jim Hirsch, Presidente da Air Tractor

Jim Hirsch Air Tractor

Nos Estados Unidos durante a década de 1990 a Air Tractor era líder na transição de aviões agrícolas a pistão para aviões turboélice, mais leves e confiáveis. Com a economia de peso os operadores podiam transportar uma carga paga maior, cobrir mais hectares com cada carga e fazer um traslado mais rápido. Com menos deslocamentos de volta para a base para recarregar os operadores podiam aumentar sua produtividade e seu faturamento de maneira expressiva.    

Além da melhora de produtividade causada pela instalação do motor turboélice, talvez a mais evidente ferramenta de aumento de produtividade da Air Tractor seja o grande número de modelos na sua linha de produção. A Air Tractor oferece aviões com capacidade de 400-galões (1.514 L), 500 galões (1.892 L), 600 galões (2.271 L), e 800 galões (3.028 L). Esta faixa de capacidades de transporte de carga paga permite que os operadores escolham o tamanho de avião que proporcione o valor ideal, com equilíbrio de capacidade, preço e desempenho.   

Mas, qual o significado real de “valor” e de “produtividade” no universo da aviação agrícola?  Perguntamos a Jim Hirsch, presidente da Air Tractor.

Q: Valor e produtividade: Não são eles dois lados da mesma moeda? Se um avião for altamente produtivo ele também não fornecerá um alto valor ao corresponder as necessidades do cliente de uma maneira melhor do que qualquer outro concorrente no mercado? 

Jim Hirsch: A ideia devalor do Air Tractor se resume na sua aptidão para gerar faturamento para seu proprietário. E, a maioria dos operadores de aviação agrícola irá dizer que produtividade – a capacidade do avião de gerar faturamento – é a medida principal do valor do avião. O AT-502B cobre até oito hectares por minuto. Isso é valor – porque em um avião menor, como um AgWagon ou um Ipanema, você consegue cobrir apenas quatro hectares por minuto. 

Sim, o custo de um Air Tractor é maior, mas a sua produtividade também gera muito mais faturamento. Se trata de economia de escala. No Brasil e em outros países da America do Sul há muitas fazendas com área produtiva de milhares de hectares. Os tratores e equipamentos de cultivo utilizados são dimensionados para a escala da área plantada e, os administradores das fazendas monitoram os custos dos insumos por hectare. Esta métrica demonstraria que a aplicação aérea feita com um Air Tractor custa menos do que a aplicação feita com aviões menores, mais lentos, com cargas pagas mais leves e larguras de faixa mais estreitas.  

Air Tractor

Q: Como o esforço e os custos de manutenção do avião afetam a operação? 

Hirsch: Os aviões da Air Tractor são projetados para ter manutenção fácil e econômica. Isto também é valido para o motor turboélice PT6. Quando você considera os custos sobre as 3,500 horas de intervalo até o overhaul, o motor turboélice pode ter um custo menor do que um motor a pistão quando comparados HP por dólar ou hora de voo. Além do baixo custo de manutenção é importante lembrar da notável confiabilidade da PT6. Há valor na paz de espírito que vem da confiabilidade do motor. 

Me lembro de muitos anos atrás, quando um de nossos clientes antigos estava buscando um AT-502 novo para levar para a Califórnia. Ele me olhou nos olhos e disse “– Eu não vou voar nunca mais com um motor radial.” É o tema da confiabilidade, ele reforçou, dizendo “- Nunca mais vou ter uma emergência por causa de um cilindro estourado. Para mim vale a pena pagar mais na compra pela confiabilidade e paz de espírito de saber que vou voltar para casa inteiro no fim do dia.  Não vou mais ter uma aterrisagem de emergência por perda de potencia como temos com estes motores a pistão.” Este piloto agrícola veterano foi claro, de maneira expressiva e prática, sobre um aspecto de valor que não aparece nos balanços, nem tem valor monetário, mas não deixa de ser um valor.     

Q: Ao considerar o valor de revenda de um avião agrícola, como um Air Tractor mantém seu valor quando comparado com outros aviões agrícolas?

Hirsch: Nos anos 1990 e no início dos anos 2000 os aviões Air Tractor mantiveram tão bem seu valor que um avião de 4 ou 5 anos, bem mantido e com 1.500 a 1.800 horas era frequentemente comercializado pelo mesmo preço que seu dono havia pagado para comprá-lo novo. Estes dias estão  no passado. Obviamente um avião com bom aspecto e bem mantido geralmente tem um maior preço de venda. Mas, acredito que ainda podemos argumentar em favor do valor intrínseco de um Air Tractor. É um avião moderno, projetado para uma missão especifica, equipado com os sistemas mais modernos. Embora seja difícil quantificar o valor, acredito que o Air Tractor tenha um prêmio no seu preço como qualquer líder de mercado. As flutuações de mercado são um dos fatores de definição do preço de revenda. Apesar da complexidade do mercado, os aviões da Air Tractor mantém mais valor do que quaisquer outros. 

Q: As asas estão sujeitas a esforços repetidos durante a operação diária de um avião agrícola. Quais são as vidas uteis das asas e longarinas de um Air Tractor? Quanta carga elas podem suportar?

Hirsch: Já faz muitos anos que a Air Tractor implementou um programa de testes que avalia os efeitos da fadiga nas asas dos nossos aviões. O programa segue três métodos diferentes de gestão de fadiga. Eles são: “Safety by Design”, “Safety by Inspection ” e “Safety by Retirement” Enquanto outros fabricantes talvez ofereçam estimativas teóricas para  a vida das longarinas, apenas a Air Tractor substanciou a vida útil de suas longarinas com base em testes de carga completos das asas com cargas “g” reproduzindo as condições reais de aplicação aérea. 

Q:Quais outros fatores contribuem para a produtividade e o valor de um produto?

Hirsch: Quando você compra um avião agrícola você também está comprando o fabricante e sua rede de suporte. Se você acabar tendo algum tipo de problema com seu avião há um valor tangível na rede de suporte ao produto da Air Tractor. Os distribuidores da Air Tractor, muitos dos quais foram pilotos agrícolas e operadores, sabem que o tempo em solo é crítico e geralmente resulta em oportunidades e faturamento perdidos. Assim, boa parte da produtividade a longo prazo de um avião agrícola esta ligada a disponibilidade de suporte especializado da fábrica, peças de reposição e suporte local engajado. 

Pilotos de Air Tractor também compartilham o conceito de valor. Eles irão cobrir mais hectares e ganhar mais dinheiro operando um avião mais produtivo do que operando um avião menor, a pistão. Irão ter mais conforto com os menores níveis de ruído, de vibração e com o ar condicionado. Vão ganhar mais dinheiro porque estarão menos cansados, poderão trabalhar mais e gerar mais receita para sua família, 

Q: O que mais os operadores de aviões agrícolas deveriam considerar sobre valor e produtividade?

Hirsch: Os aviões da Air Tractor entregam o desempenho e a precisão que o trabalho exige. Seja operando em agricultura, combate a incêndios ou voos especializados; se o trabalho exige mais a Air Tractor entrega, agora e no futuro. 

Q: Você poderia falar um pouco mais sobre o conceito de melhoria contínua do produto na Air Tractor? De que maneiras ele cria valor para o proprietário de Air Tractor.

Hirsch: O avião da Air Tractor é um produto maduro, comprovado. É confiável e faz o trabalho de maneira eficiente. Isso é resultado do projeto do avião, de sua construção, sua potência e sua capacidade de carga paga.  Desde sua introdução na década de 1970 estamos constantemente fazendo melhorias nos aviões Air Tractor. Algumas das mudanças foram dramáticas, como maior envergadura, hopper com maior capacidade, e motores 

mais potentes em modelos novos e maiores. Outras mudanças foram refinamentos das características de voo ou melhorias para facilitar a manutenção ou melhorar o conforto do piloto. Leland Snow tinha uma filosofia de melhoria contínua de produto e nós continuamos a escutar as sugestões de nossos distribuidores e clientes. Quando surgem novas tecnologias como o sistema de monitoramento de motor MVP50, a roda de bequilha Sure-Lock e partes de alumínio tratadas com electrocoat, com maior resistência a corrosão, nossa equipe de engenharia trabalha para inclui-las em nossos aviões.   

Q: Então, como você melhora ainda mais um avião que já é bom?

Hirsch: A maioria de nossas melhorias ao longo da última década tiveram foco no processo e não no produto. Com o projeto do avião já maduro fomos capazes de trabalhar na nossa eficiência de fabricação, na precisão e na qualidade. A Air Tractor investe em modernas tecnologias de fabricação como a nossa Puncionadeira Automática a Laser e nosso sistema electrocoat (e-coat) de aplicação de primer de pintura. Estes, em conjunto com outros equipamentos modernos, ajudam a reduzir os homem-hora, melhoram a precisão, consistência e qualidade das partes das nossas aeronaves. Todas estas melhorias nos ajudam a atender as demandas do mercado com um preço competitivo e a entregar um produto de alta qualidade e durabilidade para nossos clientes.