Olney TX – Funcionários-Proprietários da fabricante de aeronaves Air Tractor Inc. e representantes da Pratt & Whitney Canada celebraram a entrega do modelo AT-802 número 1.000. O distribuidor Air Tractor Lane Aviation vendeu o número de série 802A-1000 através de seu agente no Brasil, Aeroglobo Aeronaves. O avião está pintado de verde, amarelo e azul, as cores da bandeira brasileira. Ele partiu recentemente de Olney, Texas, para sua nova casa no Grupo Smaniotto (GMS) Agronegócios. A empresa familiar está localizada em Sorriso, Mato Grosso. Em um ano típico a GMS planta 44.700 hectares de soja, milho e algodão. Seu novo AT-802A irá se juntar a um AT-502XP adquirido em 2019.   

Após um almoço e os comentários de Jim Hirsch, presidente da Air Tractor, Natanael Vaz e Anthony Rossi da Pratt & Whitney Canada entregaram uma placa a Jim Hirsch comemorando o marco. “Nós percorremos um longo caminho com a série 802”, comentou Hirsch. “No início dos anos 1990, quando os primeiros 802 foram fabricados, nosso fundador Leland Snow olhou para o avião e comentou de maneira espontânea “provavelmente vamos fabricar 10 ou 12 desses”. “O Leland estaria muito satisfeito com suas vendas mundiais e sucesso atual”.  

Em 1989 Leland Snow iniciou o projeto de um avião monomotor de grande capacidade desenvolvido especificamente para combate a incêndios. Ele acreditava que a aeronave teria um impacto positivo naquele mercado. Após mais de dois anos de projeto, modificações, certificação e fabricação, o primeiro avião de combate a incêndios monoposto AT-802A passou pelas portas do prédio 3 da Air Tractor e foi entregue a Chuck Kemper, proprietário da Queen Bee Air Specialists de Rigby, Idaho. 

Sam Kilpatrick, que trabalhou no protótipo e na fabricação dos primeiros 802 relembra, “Não acho que ninguém sabia realmente o quão popular o avião iria se tornar. Se fabricávamos um 802 em um ou dois meses nós pensávamos que estávamos realmente fazendo algo, sabe? e, meu Deus, hoje o fazemos em uma questão de dias apenas.”    

Até o início do projeto do AT-802 o AT-502B era o maior avião e o sucesso de vendas da empresa. O projeto e a produção do primeiro 802 foram uma nova ordem de grandeza. Craig Cowan, que ajudou a fabricar os primeiros 802 lembra, “A cauda era tão alta que não tínhamos certeza se ela iria passar pelas portas do prédio 3. Aquilo foi uma preocupação.” Hoje WD Middaugh ri do assunto. “Nós pensávamos que iriamos ter que cortar a parte de cima da porta para tirar o avião. O 802 parecia um monstro comparado com o que estávamos produzindo.” Roy Jones também comenta, “A cabine era tão alta com o trem de pouso instalado que tínhamos que levantar a cauda do avião e colocá-la de novo no solo após passar a porta.” 

Não demorou muito para a Air Tractor produzir o primeiro AT-802 para aplicação agrícola. Sua popularidade como avião agrícola de 800 galões (3.028 litros) cresceu entre os operadores, em 2011 400 AT-802A haviam eixado Olney, Texas para trabalhar ao redor do mundo. Em 2019 o número de série 802A-800 foi para seu novo lar em Roe, Arkansas. Em 2020 o número de série 802A-900 se juntou a frota do maior operador da Australia Ocidental, Dunn Aviation.   

Os aviões da série 802 são os maiores monomotores agrícolas em produção no mundo. Sua potência, robustez, confiabilidade e tamanho o tornaram muito versátil. Além do seu uso em agricultura e combate aéreo a incêndios, os aviões da serie 802 trabalham em uma variedade de funções especializadas. São empregados desde a limpeza de derramamentos de petróleo e transporte de combustível em áreas remotas a semeadura de florestas comerciais, reflorestamento e erradicação de plantações de cocaína na America do Sul. “Sua potência e projeto robusto, baixos custos operacionais e capacidade de carga paga ajudaram a fazer do 802 o avião mais versátil da Air Tractor.” comenta Hirsch.

“Me lembro de estampar a primeira plaqueta do fabricante a ser instalada no avião”, relembra David Cowen, que era o inspetor de conformidade do AT-802. “Keith Boyd, o engenheiro chefe do Leland na época olhou para mim e perguntou, você acha que algum dia iremos ter fabricado 1.000 destes? Eu disse, apenas vamos em frente, e estampei 3 zeros em frente ao número de série 1. Trinta anos depois olhe onde estamos agora.”