Ao voar sob uma densa fumaça logo acima das chamas e entrar na turbulência de um incêndio violento, é a experiência, a atenção sem distrações e momento preciso que elevam os pilotos de combate aéreo a estarem entre os melhores aviadores do mundo. Naturalmente, esses pilotos também pilotam a melhor aeronave para o trabalho, porque a aeronave deve ser absolutamente confiável para operar em condições tão adversas. A aeronave pode fazer a diferença não só pela vida e segurança do piloto, mas também pelas vidas abaixo na linha de incêndio.
O Air Tractor AT-802F Fire Boss anfíbio é uma dessas aeronaves. Foi desenvolvida especificamente para combater incêndios aéreos com bom custo-benefício. Nenhum outro avião cisterna ataca incêndios de interface florestal / urbana com a agilidade, ritmo e eficácia do AT-802F.
Equipado com flutuadores anfíbios, o AT-802F Fire Boss amarar e retira água de lagos, rios e reservatórios próximos para retornar rapidamente sobre o fogo e fornecer água onde for necessário. Nessas situações, um único Fire Boss AT-802F pode fornecer até 53.000 litros por hora para ataques prolongados ou suporte ao solo. Uma pista da grama ou uma rampa do lado da água e combustível são tudo o que precisa para ser um tanque de ataque avançado altamente rentável.
O Air Tractor equipa suas aeronaves AT-802F com o portão de incêndio mais avançado do mundo para fornecer um suprimento consistente para retardar o fogo na área de destino. Em 2020, as aeronaves Air Tractor AT-802F serão equipadas com o portão de incêndio do Sistema de Dispersão de Resposta a Fogo Gen III (FRDS). O portão de incêndio de fluxo constante totalmente elétrico reduz o peso total da aeronave e aumenta sua capacidade de potência em peso. Os pilotos que usaram o portão de incêndio FRDS Gen III para combater os recentes incêndios que devastaram a Austrália relatam que ficaram muito satisfeitos com seu desempenho.
O portão de incêndio FRDS Gen III é integrado ao sistema de telemetria e aquisição de dados DataVault. Projetado especificamente para a comunidade de combate aéreo, o sistema atende ou excede todos os requisitos de “prova de entrega” do NAFC e do Serviço Florestal dos EUA. O DataVault envia a localização em tempo real e a telemetria de dados operacionais do portão de incêndio FRDS para os gerentes de operações de emergência através da constelação de satélites Iridium.
O alimentador do Fire Boss é o motor turboélice Pratt & Whitney PT6A-67F. Com 1600 cavalos de potência, o motor produz força mais que suficientes para acelerar o Fire Boss até a zona de largada e possibilitar um bom desempenho em ambientes operacionais montanhosos e/ ou quentes.
Um número crescente de agências de bombeiros em todo o mundo está aumentando a capacidade de combate a incêndios, combinando aeronaves AT-802F em grupos de vôo coordenados. Eles descobriram que esta é uma estratégia eficaz e rentável para conter rapidamente um incêndio. Um voo de quatro aeronaves 802F terrestre pode descarregar 11.300 litros para suprimir pequenos incêndios de arbustos (1 a 1,5 hectares) com uma rodada de retardante. Incêndios maiores podem ser contidos com quatro aeronaves AT-802F se estradas ou bloqueios naturais puderem ser incorporados como linhas de contenção. Esses grupos de voo de atendimento a incêndios permitem às agências de bombeiros a flexibilidade para ajustar seu nível de reação ao tamanho e comportamento do mesmo.
A estrutura do AT-802F é robusta e versátil. O AT-802A é a aeronave de pulverização agrícola de maior capacidade do mundo. As aeronaves da série AT-802 são usadas para a semeadura e fertilização de florestas e a aplicação de hidromulch nas áreas florestais queimadas. Elas também foram usadas para erradicar culturas ilegais de narcóticos, combater pragas de gafanhotos, transportar combustível para locais remotos, dispersar derramamentos de óleo e realizar operações de segurança.
O revendedor da Air Tractor pode fornecer informações adicionais sobre o AT-802F Fire Boss e o AT-802F terrestre.
EM UM MUNDO QUE EXIGE MAIS, VOCÊ PODE CONTAR COM A ENTREGA DA AIR TRACTOR.