Olney, Texas – Mês passado na sede da Air Tractor um avião agrícola monoposto, modelo 502XP, foi entregue ao seu novo proprietário durante uma cerimônia onde estavam presentes funcionários e autoridades locais. Com este avião a Air Tractor atingiu a marca de 4.000 aeronaves produzidas desde o início de suas operações em 1972.
“Após produzir aeronaves de maneira continua por 49 anos, todos aqui estamos muito felizes por celebrar este momento”, disse Jim Hirsch, presidente da Air Tractor. “Produzimos nossa aeronave número 3.000 há apenas oito anos e a acabamos de superar a marca de 4.000 aeronaves fabricadas. Este ano nos encontramos em uma posição favorável devido à alta demanda histórica por nossas aeronaves. Mesmo sujeita aos altos e baixos do mercado agrícola nossa produção continua com uma tendencia anual de crescimento.”
Nesta cidade do oeste do Texas, com 3.100 habitantes, a Air Tractor emprega cerca de 300 trabalhadores qualificados, engenheiros e pessoal de suporte. Muitas destas pessoas são funcionários de segunda e terceira geração. Os aviões que eles produzem são os mais populares do mundo em sua categoria.
A companhia foi fundada por Leland Snow, piloto agrícola, engenheiro aeronáutico e empreendedor. Antes de sua morte em 2011, Leland implementou um Plano de Participação Acionaria para os funcionários, ESOP (do original em inglês Employee Stock Ownership Plan) dando aos funcionários por seus serviços prestados a empresa 100 por cento de propriedade e benefícios de aposentadoria.
“Leland sentiu que o ESOP iria trazer mais força, segurança e benefícios de longo prazo para a empresa, funcionários e comunidade.” relembra Hirsch. Após o estabelecimento do ESOP, os funcionários assumiram um maior papel na elevação dos padrões de qualidade e produtividade. “A entrega do Air Tractor número 4.000 reflete a qualidade do trabalho, o orgulho e o compromisso de nossos funcionários-proprietários com a visão de qualidade e inovação do Sr. Snow.”. comentou Hirsch.
Mike Rivenbark, proprietário da Moore’s Aerial Applicators, assinou o contrato de compra de seu Air Tractor 502XP no final de 2020. Ao retornar para sua base de operações em Morehead City, no estado da Carolina do Norte, Rivenbark vai usar seu avião para pulverizar defensivos em lavouras de mirtilos, milho, feijão e vegetais.
Hirsch ressaltou que a Air Tractor trilhou um longo caminho desde seus dias iniciais, quando em 1975 a empresa celebrou sua produção anual de 25 aviões. “Hoje produzimos mais aviões agrícolas e oferecemos mais opções de modelo que todos os nossos concorrentes combinados. Quando o mundo exige mais a Air Tractor entrega. Isso é tão verdade hoje como era antigamente, nos anos 1970.
# # #