Nossa Herança

Construa o melhor avião.
E melhore sempre.

Segundo muitos, é justo dizer que Leland Snow, fundador da Air Tractor, fez mais pela aviação agrícola do que qualquer outro indivíduo.
Conhecer a trajetória desse homem extraordinário é entender a evolução do avião agrícola moderno — e o legado da Air Tractor.

Em 1951, Leland Snow projetou seu primeiro avião agrícola, o S-1. Com apenas 23 anos, ele concluiu os voos de teste do S-1 em 1953. Snow pilotou o S-1 em serviços de pulverização e aplicação de pó no Vale do Rio Grande, no Texas, e também na Nicarágua até 1957. No ano seguinte, transferiu sua produção aeronáutica para Olney, no Texas, onde fundou a Snow Aeronautical Company. Ali, em sua nova fábrica, começou a construir os modelos S-2A e S-2B.

Em 1965, Leland Snow vendeu sua empresa para a Rockwell-Standard e assumiu o cargo de Vice-presidente da divisão Aero Commander.

Durante seu período na Rockwell-Standard, foi desenvolvido o modelo S-2R, batizado de Thrush. As primeiras 100 unidades do Thrush foram fabricadas na divisão de Olney, antes de toda a produção ser transferida para a Geórgia, em 1970. Ao todo, mais de 500 aeronaves projetadas por Snow foram construídas.

Snow deixou a Rockwell em 1970 e dedicou os dois anos seguintes ao projeto de uma nova aeronave agrícola — mais moderna, com aerodinâmica refinada e maior eficiência. A construção do Air Tractor AT-300 teve início em 1972; o modelo mais tarde foi lançado como AT-301. Já o primeiro modelo com motor a turbina, o AT-302, foi apresentado em 1977.

O Air Tractor AT-300 reunia tudo o que Snow havia aprendido sobre design de aeronaves e pulverização agrícola.

Era a aeronave certa, no momento certo. E logo os pilotos agrícolas faziam fila para adquirir um Air Tractor para suas operações. Pode-se dizer que o negócio decolou… e apenas 16 anos depois, a Air Tractor entregava seu 1.100º avião e iniciava a expansão da planta de Olney para aumentar sua capacidade de produção. Menos de cinco anos mais tarde, o 2.000º avião projetado por Snow e fabricado em Olney saiu da linha de montagem.

Em 20 de fevereiro de 2011, aos 80 anos, Leland Snow faleceu enquanto corria próximo à sua casa em Wichita Falls, Texas. Em sua mesa estavam os planos e anotações para a reunião de engenharia marcada para o dia seguinte.

Snow é lembrado como um homem de família discreto, generoso e gentil — cuja determinação e visão deram origem a uma das maiores fabricantes de aeronaves do mundo.

Apesar da agenda cheia e de suas inúmeras realizações, Leland sempre encontrava tempo para conversar com pilotos agrícolas que passavam por seu escritório ou o abordavam em eventos da National Agricultural Aviation Association. Seu empenho em promover a segurança de voo e minimizar a deriva de produtos ajudou a melhorar a imagem pública da aviação agrícola.

Seu desejo era deixar a empresa nas mãos dos colaboradores que dedicaram talento e paixão à Air Tractor.

Em 1º de julho de 2008, a Air Tractor, Inc. tornou-se uma empresa de propriedade dos funcionários, com a criação de um plano de ações para empregados (ESOP). Hoje, os colaboradores-proprietários da Air Tractor produzem a linha mais completa de aeronaves agrícolas, com capacidades de 400, 500, 600, 800 e 1.000 galões, equipadas com confiáveis motores a pistão ou turbina da Pratt & Whitney.